Fica em casa. Este é a frase mais repetida da atualidade, por um bom motivo: proteger a saúde pública.
Por motivos de força maior — podes saber quais são aqui — poderás ter de sair de casa neste período de estado de emergência. Nesse caso, o automóvel afigura-se como um dos melhores meios de transporte por motivos óbvios — maior isolamento social.
Ainda assim, usar o carro não está isento de riscos. A higienização do carro é tão importante como qualquer outro aspeto neste período em que o inimigo n.º 1 tem um nome: Covid-19. É por isso que partilhamos contigo algumas dicas para tornares o teu carro mais seguro.
Que partes do carro devo desinfetar
Um dos hábitos mais importantes é relativamente fácil de cumprir. Antes de entrares no carro e depois de saíres do carro deves sempre lavar as mãos.
Como o interior da maioria dos carros é composto por vários materiais, é importante usar os produtos e as técnicas corretas para desinfetar um veículo adequadamente. E atenção: um carro limpo não é sinónimo de um carro desinfetado.
A maioria dos produtos de limpeza para automóveis não elimina fungos, bactérias, vírus e outro tipo de microorganismos.
Na higienização do carro as partes que merecem mais atenção são sem dúvida aquelas que estão mais expostas ao contacto humano: volante, caixa de velocidades, travão de mão, puxadores das portas, sistema de infotainment, rádio, apoio de braços, hastes na coluna de direção.
No exterior, há zonas que estão igualmente sujeitas a maior contacto. Vidros, puxadores das portas e do porta-bagagens, e claro, o bocal de enchimento do depósito ou do carregamento das baterias.
Produtos para desinfetar o carro
A organização Consumer Reports aconselha o uso de alguns dos produtos de limpeza que muito provavelmente já possuis em casa — um fator muito importante nesta fase.
Dicas
Isolamento social. Como preparar o teu carro para a quarentena
Segundo a Consumer Reports, muitos dos produtos de limpeza que matam o novo coronavírus nas superfícies domésticas também pode ter o mesmo efeito no teu carro, sem danificar os plásticos ou outras superfícies interiores.
Produtos que deves evitar
Nunca uses peróxido de hidrogénio — vulgo água oxigenada — provavelmente danificará as superfícies do carro.
Também não uses produtos de limpeza que na sua constituição contenham amónio. Este produto é altamente desaconselhado na limpeza dos ecrãs sensíveis ao toque. Mais uma vez, o recurso a álcool é o produto mais aconselhado.